quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Colégio Municipal de Adustina - CMA uma história de sucesso na formação Profissional



ASPECTOS HISTÓRICOS E ORGANIZACIONAIS
         
Este documento apresenta, conforme o disposto nos artigos 12, 13  e 14 da lei de Diretrizes e Bases da Educação   Lei Nº. 9394/96 (LDB), as finalidades das ações Político-Pedagógicas do Colégio Municipal de  Adustina materializadas na definição e elaboração desta proposta pedagógica que consta de Diagnóstico e Análise da Escola, Aspectos Legais e Pedagógicos, objetivos, Plano de Suporte Estratégico, Sistema de Acompanhamento e Avaliação da Aprendizagem e proposta curricular.
O Colégio Municipal de Adustina localiza-se na Rua João Gonzaga de Menezes, S/N-centro Adustina - Bahia. Tendo como órgão mantenedor a Prefeitura Municipal de Adustina. Esta instituição foi fundada em 24 de março de 1984, tendo no seu corpo docente apenas 04 professores, enquanto o quadro discente 43 alunos. Funcionou temporariamente em um prédio cedido pela Escola Municipal Senhor do Bonfim. Em abril de 1985 foi inaugurado o atual prédio.
O primeiro ato de legalização da instituição ocorreu em 1995, recebendo o parecer favorável do Conselho Estadual de Educação ( CEE ) sob o número 033/95 para o funcionamento do Ensino Fundamental  de 5ª e 8ª série e Ensino Médio Magistério. Em outubro de 2003 o CCE autorizou o funcionamento do curso de Educação Básica- etapa Ensino Médio  sob o parecer número 184/2003 e em  fevereiro de 2004  a renovação da autorização para  o Ensino Fundamental e Normal Nível Médio( antigo magistério) foram concedidas sob parecer 25/2004.
A estrutura física da escola compõe-se de dezesseis  salas de aula, um biblioteca com um acervo de mais de dois mil livros diversificados, 01 laboratório de informática onde são ministrados cursos para os alunos. Além disso, dispõe de um pátio coberto construído  para ser utilizado nas aulas de Educação Física, seis banheiros sendo dois adaptados para portadores de necessidades especiais, uma cozinha com um depósito para armazenar as merendas.
 A parte administrativa é composta por uma diretoria, uma secretaria, uma sala para  coordenação pedagógica e para os professores articuladores das áreas do conhecimento, como também uma sala de direção e professores. Vale ressaltar que os professores articuladores fazem um acompanhamento direto com  os professores, disponibilizando materiais e assessorando-os pedagogicamente.
 Portanto, apesar da existência de alguns problemas relacionados ao processo didático- pedagógico, os profissionais investem na formação permanente maximizando esforços para melhorar as práticas pedagógicas.
 Vale ressaltar que a fundação do Colégio Municipal de Adustina foi uma iniciativa do professor José Givaldo dos Santos na gestão do prefeito José Menezes de Carvalho e vice Ismael Gregório dos Reis e teve como alicerce pedagógico os professores: José Givaldo dos Santos, Maria Auxiliadora de Morais, Elenilza de Morais e Maria Reis Cruz Ribeiro e outros professores que ajudaram a formação de um quadro, como por exemplo José Aldo Rabelo de Jesus, que apresentamos sua biografia vitoriosa:
Nasceu em 06 de fevereiro de 1961, Pai Osmar Ribeiro de Jesus, Mãe Maria Nailda de Jesus. Estudou Ciências Contábeis na Universidade Tiradentes, na época na trabalhava na Agencia Bradesco sendo que transferiu seus estudos para Universidade Católica em Salvador onde morou por alguns anos e continuou trabalhando no Bradesco. Retornou para cidade de Adustina em 1986, quando foi professor de Tecnicas Comerciais no recém construido Colégio Municipal de Adustina. Casou em 1988 com Josefa Giselia Pinto de Jesus, tornando-se comerciante e distribuidor de Gás Butano por treze anos. Tem três filhas Lais, Marina e Carina, é avô de Lara Maria ingressou na politica em uma caravana para Brasília onde participou de uma conferencia politica dando assim seus primeiros passos na politica, tendo sido candidato a Vice prefeito já na primeira eleição ocorrida em 1989 na chapa de João Pinto dos Santos, sendo eleito Vice Prefeito nos anos de 1996 e 2000, chegando a prefeitura em 01 de janeiro de 2005 para o seu primeiro mandato como prefeito municipal, é o atual prefeito de nossa cidade e está cursando Direito pela Universidade Estácio de Sá.


o prefeito de Paripiranga, José Menezes de 

Carvalho já que na época Adustina ainda era vila deste município, funcionando de forma adaptada na antiga Escola Estadual Castro Alves e na Escola Municipal Nova Vida, onde hoje funciona a Unidade Mista Hospitalar




Este ano por meio de um convenio firmado entre a Secretaria Municipal de Educação Esporte e Lazer e o FNDE, esta sendo realizada a reforma e cobertura da quadra poliesportiva, com inauguração prevista para janeiro de 2014 o que dará maior conforto e melhor efetividade nas atividades poliesportivas.



Fotos históricas 









 







Fonte: Colégio Municipal de Adustina - CMA



0 comentários:

Postar um comentário