sexta-feira, 13 de março de 2015

Adustina:Prefeitura realiza reunião para implantar projeto para tratamento do Glaucoma na rede municipal de Saúde

A prefeitura de Adustina,localizada no nordeste da Bahia,macrorregião de Ribeira do Pombal,território nordeste II, através da Secretaria de Saúde deu início nesta quinta-feira, 12, no auditório da prefeitura municipal, “Projeto Glaucoma”, uma parceria com a policlínica Condeúba,e  o governo Estadual, que tem como objetivo, alertar a população sobre a importância do acompanhamento oftalmológico. O lançamento do Projeto, contou com a presença do secretário de saúde Rodrigo Ferreira,médicos enfermeiros,técnicos,e agentes de saúde.. O Projeto será incluído nas atividades da Saúde Pública do Município.
O glaucoma é uma doença que provoca danos no nervo óptico, responsável pelas informações visuais do olho até o cérebro. Em muitos casos, os danos ao nervo óptico resultam de um aumento da pressão ocular, também conhecida como pressão intraocular.
O Projeto Glaucoma funcionará em etapas. dias 25,26 de março,serão atendidos as pessoas maior de 50 anos,hipertenso,Diabéticos,Míope,Monocular(tem apenas 01 olho) A secretária, com apoio das secretarias dop município,e os Agentes  de Saúde, através dos cadastros nos Postos de Saúde da Família (PSF) entram em contato com o chamado Grupo de Risco, que contempla pessoas com mais de 50 anos, com histórico na família, diabéticos, altos míopes, hiper tensos e pacientes que tiveram trauma ocular ou doenças intraocultares.
 Os  pacientes passarão por uma consulta com um especialista que realizará o diagnóstico. O paciente diagnosticado receberá medicamento para três meses de tratamento. “Queremos que esse acompanhamento seja por  muito  tempo disse o profissional,èdio,da policlínica Condeúba,Município está avançando em  do Programa de Combate as Causas Prevalentes de Cegueira por Glaucoma, do Sistema Único de Saúde (SUS), os portadores de Glaucoma receberão um excelente tratamento”,disse.
O  atendimento em grupo será nos dias 25,26 de março, para a realização dos exames de Acuidade Visual, Tonômetria, Campo visual computadorizado e Exame de Fundo de Olho.
A coordenadora de atenção básica do município,Carol Nabuco,vai reunir os profissionais na próxima segunda-feira(16)para marcar os locais de atendimentos na sede e na zona rural.
OBS:Só serão atendidos pacientes portando(Xérox):RG,Comprovante de residência,e cartão SUS,frente e verso.

0 comentários:

Postar um comentário