sexta-feira, 15 de maio de 2015

Semana Nacional de Enfermagem é celebrada em Adustina-Bahia

A comemoração foi instituída para homenagear duas personalidades da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri.

Entre os dias 12 e 20 de maio é celebrada em todo o Brasil, a Semana de Enfermagem, em alusão ao Dia do Enfermeiro, comemorado no dia 12, e pelo Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem, celebrado no dia 20. A comemoração foi instituída, nos anos 40, para homenagear duas grandes personalidades da Enfermagem no mundo:Florence Nigthingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna, e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Em Adustina, atuam  08 profissionais de enfermagem, entre diversos estabelecimentos de saúde no município como: Unidades mista Maria dos Santos Almeida(Maternidade)programa de Saúde da Família, (PSF)04 nos povoados João Grande,Bom Jesus,São Francisco,e Sede. Há também profissionais de enfermagem que trabalham no Departamento de Assistência à Saúde,  na Vigilância Sanitária e na Vigilância Epidemiológica,CRAS,Atenção Básica.
Para a enfermeira da Unidade de Saúde da Família do PSF Bopm Jesus,Wheidna  Melo, a profissão requer um senso aguçado de solidariedade e intenso cuidado com o próximo. “Trabalho há 02anos como enfermeira e sei que não é uma tarefa fácil, mas acredito veementemente na recuperação de cada pessoa atendida. Sempre aprendo algo com eles e tendo perceber em cada um deles o que há de melhor no ser humano”, afirma.
Hoje estamos na comunidade Rio Velho,atendendo os moradores,na Escola São José,Campanha Nacional de Vacinação ao Idoso.



Há 02 anos atuando na profissão, a Técnica em enfermagem, Josenilda Ramos  de Andrade, destaca a importância do trabalho desempenhado junto aos pacientes. “Conhecemos intimamente grande parte do público que atendemos e isso nos torna referência para eles. É uma responsabilidade imensa e, ao mesmo tempo, um grande prazer, poder fazer parte da vida das pessoas. Antes de me formar, não sabia direito com o que gostaria de trabalhar, mas hoje olho para trás e vejo que fiz a escolha certa”, comenta.
Florence Nigthingale
Florence Nightingale foi uma enfermeira britânica que se destacou pelo pioneirismo no tratamento aos feridos durante a Guerra da Crimeia (1854-1856). Lançou as bases da enfermagem profissional com a criação, em 1860, da escola de enfermagem no Hospital St Thomas, em Londres, a primeira escola secular de enfermagem do mundo, atualmente chamada de King's College. O “Juramento Nightingale”, realizado pelos profissionais recém-formados, foi nomeado em sua homenagem, e o Dia Internacional da Enfermagem é comemorado, no mundo inteiro, em sua data de nascimento.
Ana Néri
Ana Justina Ferreira Néri foi uma enfermeira brasileira, pioneira no alistamento voluntário em combates militares, quando seus dois filhos foram convocados para a Guerra do Paraguai (1864-1870). Durante toda a batalha, prestou serviços ininterruptos nos hospitais militares. Viu morrer na luta um de seus filhos e, terminada a guerra, regressou à Cachoeira-BA, sua cidade natal, onde lhe foram prestadas homenagens. O governo imperial conferiu-lhe a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de primeira classe. Faleceu no Rio de Janeiro aos 66 anos de idade. Em 1938, Getúlio Vargas, assinou o Decreto Nº 2.956, que instituía o "Dia do Enfermeiro", a ser celebrado a 12 de maio, devendo nesta data ser prestadas homenagens especiais à memória de Ana, em todos os hospitais e escolas de enfermagem do País. Em 2009, por intermédio da Lei Nº 12.105, de 2 de dezembro de 2009, Ana Justina Ferreira Néri entra para o livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília-DF.


0 comentários:

Postar um comentário