terça-feira, 24 de maio de 2016

Bahia:Equipamentos agrícolas dinamizam agricultura familiar baiana.

Equipamentos agrícolas dinamizam agricultura familiar baiana.

 

Agricultura Familiar

20/05/2016 19:05

 

Melhorar a qualidade de vida das famílias de agricultores familiares. Essa é a expectativa do agricultor Antônio Firilo dos Santos, presidente da Associação Comunitária dos Agricultores Familiares da Comunidade de Sapé e Região, do município de Heliópolis. A entidade foi uma das beneficiadas com a entrega de três tratores com kit de implementos agrícolas, nesta sexta-feira (20), pelo Governo do Estado, no município de Sátiro Dias, no Território Litoral Norte e Agreste Baiano. A ação é executada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

"São mais de 300 famílias das comunidades de Barreira Grande, Pau Ferro, Calumbi e Sapé, que serão atendidas com a chegada do trator, antes elas precisavam pagar para utilizar o equipamento, o que aumentava muito o custo da produção”, comemorou Antônio Santos.

A solenidade de entrega contou com a presença do governador da Bahia, Rui Costa, do secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, do diretor presidente da CAR, Wilson Dias, de representantes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), de parlamentares das câmaras federal e estadual e de prefeituras e câmaras municipais da região.

Segundo o diretor presidente da CAR, Wilson Dias, "o uso de um trator agrícola possibilita a ampliação da produtividade, a redução do tempo e do custo no preparo das terras para o plantio, o que significa a ampliação de renda para os agricultores familiares que utilizarem esse equipamento".

Os três tratores e kits de implementos agrícolas compostos por arado, grade hidráulica, escarificador, batedeira de cereais, carreta, compressor, lubrificador e macaco, beneficiarão mais de 600 famílias de agricultores familiares dos municípios de Heliópolis, Pedro Alexandre e Araçás.

Outra entidade beneficiada foi a Associação dos Moradores de Ponta da Serra, do município de Pedro Alexandre. O presidente da entidade, João Luiz dos Santos, reforçou que a importância dos equipamentos. "Sem um trator, nós perdíamos o tempo do plantio ou, muitas vezes, quando conseguíamos plantar, nem sempre podíamos colher a produção. Com esse trator já estamos esperando o período das chuvas de inverno para o plantio. Vamos programar a utilização do equipamento, para que todas as famílias sejam atendidas e possam plantar e colher os seus produtos".

A iniciativa, executada por meio de emendas parlamentares, tem como um dos seus objetivos expandir a mecanização agropecuária sustentável na produção de alimentos e na ampliação da oferta de água para produção. O investimento total dessa ação foi de R$ 339 mil, resultado da parceria entre o governo estadual e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Acesso à água, esporte, lazer e saúde

O município de Sátiro Dias também foi beneficiado com a ampliação do sistema de abastecimento de água, que atende 1,4 mil famílias da sede e distritos. Na ação o governo baiano investiu R$ 2,64 milhões. No distrito de Pocinho, foi entregue uma quadra poliesportiva coberta e uma unidade básica de saúde. Com farmácia, sala de imunização e consultórios médico, odontológico e de enfermagem, os serviços já estão à disposição dos moradores.
imagemimagemimagem

0 comentários:

Postar um comentário