quinta-feira, 5 de maio de 2016

Ed Whitlock: novo recorde aos 85 anos

Ed Whitlock: novo recorde aos 85 anos

Ed Whitlock detém mais de 80 recordes e é inspiração e exemplo para muitos corredores ao redor do mundo


Ed Whitlock estabelece novo recorde da meia-maratona aos 85 anos
O britânico Ed Whitlock, de 85 anos, é uma lenda viva no mundo das corridas. Nascido em um subúrbio de Londres em 1931, ele mudou-se para o Canadá após terminar a faculdade de engenharia em busca de trabalho. Durante o ensino fundamental e o período de estudos na faculdade, Ed foi um corredor dos bons, vencendo provas de diferentes distâncias em pista.
Quando chegou ao Canadá para trabalhar, ele parou de treinar e correr provas. Ficou sem saber o que era corrida por mais ou menos 15 anos. Nada de treino. Aos 41, voltou a treinar e, em pouco tempo, começou a competir em provas de 800 e 1.500 metros, estabelecendo alguns recordes para sua idade.
Aos 48 anos, correu sua primeira maratona, cravando o tempo de 2h31min. Quando se aposentou do trabalho aos 60 anos, passou a treinar com mais assiduidade para provas de longa distância. Com 68 anos, fez seu melhor tempo em meia maratona com o tempo de 1h20m33s. Aos 72 anos, foi o primeiro corredor no mundo na sua idade a correr uma maratona abaixo de 3 horas, marcando 2h59m10s. Aos 73, melhorou o tempo, estabelecendo 2h54min49s.
Em 2006, ele conquista mais um recorde mundial quando abre a categoria de faixa etária 75-79 anos, fazendo 3h08m05s na Maratona de Toronto. No ano seguinte, melhora ainda mais sua marca, dessa vez na Maratona de Rotterdam, com 3h04min54s. Nesse dia, a prova foi interrompida pela organização após três horas e meia em decorrência das altas temperaturas.
Ano após ano, Ed Whitlock foi estabelecendo novos recordes em sua faixa etaria. Em março deste ano, ele fez 85 anos, passando para a faixa etária de 85-89 anos. E algumas semanas atrás, conquistou mais um recorde: correu a meia maratona de Waterloo, em Ontário (Canadá), marcando 1h50min47s.
Ed detém mais de 80 recordes em sua carreira como corredor amador em distâncias de 800 metros até a maratona. Não temos dúvidas que muito em breve ele deve estabelecer um novo recorde para a sua faixa etária na maratona, em que o atual recorde é de 5 horas. Ed Whitlock, a verdadeira lenda viva das corridas!
Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

0 comentários:

Postar um comentário