sábado, 16 de julho de 2016

Datafolha: Lula lidera intenções de voto em 2018, mas não venceria no segundo turno

pesquisa

Datafolha: Lula lidera intenções de voto em 2018, mas não venceria no segundo turno

Publicado em 16/07/2016 às 18:27 por em Notícias
Foto: Juca Varella/ Agência Brasil
O ex-presidente Lula (PT) está na frente dos outros possíveis candidatos a presidente em 2018, de acordo com a pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (16) e realizada nessas quinta (14) e sexta-feiras (15). Porém, em um eventual segundo turno, aparece perdendo. O petista também é o candidato com maior taxa de rejeição, de 46%.
Entre os mais rejeitados, o senador Aécio Neves (PSDB) ficou com 29%, empatado com o presidente Michel Temer (PMDB). José Serra (PSDB) e Jair Bolsonaro (PSC) são rejeitados por 19%.
LEIA TAMBÉM
» Pesquisa aponta Lula como favorito à eleição presidencial de 2018
» Reprovação do governo Temer é de 28%; 11% aprovam e 30% consideram regular, diz CNT
Ainda a dois anos das eleições, porém, o quadro ainda está indefinido. Na pesquisa Datafolha, cerca de um quarto dos eleitores dizem que votariam em branco ou nulo no primeiro turno.
No cenário em que Aécio seria o candidato tucano, Lula está com 22%, uma variação positiva de apenas 1% em relação à pesquisa anterior, de 7 e 8 de abril. Marina está em segundo, com 17%, uma queda de 2%. Aécio é o terceiro, com 14% e a maior redução das intenções de voto, de 3%.
» Em Pernambuco, Lula diz que “para não ser candidato em 2018, é só o Brasil dar certo”
» Lula volta a criticar Moro e procuradores da Lava Jato em discurso no Recife
Considerando o senador Geraldo Alckmin (PSDB) como canditado, Lula continua na frente, com 23% e a mesma variação em relação à pesquisa anterior. Marina continua em segundo, com 18%, mas com queda maior, saindo de 23%. Alckmin aparece com 8% das intenções de voto, empatado com Jair Bolsonaro (PSC).
Se o candidato for o ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB), o tucano é o terceiro, com 11%. Lula e Marina têm a mesma intenção de voto que nos outros cenários.
» Lula e Marina Silva lideram disputa para a presidência, aponta pesquisa
» Nível de rejeição a Lula atinge recorde, diz pesquisa
Apesar de estar na frente no primeiro turno, se fosse para o segundo, Lula ficaria um pouco atrás de Aécio, com 36% e 38%, respectivamente, cenário que se repetiria se a disputa fosse com Alckmin. Contra Marina, Lula perderia com diferença maior: 44% dela contra 32% do petista. Serra ficaria com 40% e Lula com 35%.

0 comentários:

Postar um comentário