quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Laboratório de Entomologia é inaugurado no Centro de Controle de Zoonoses de Feira de Santana

Laboratório de Entomologia é inaugurado no Centro de Controle de Zoonoses de Feira de Santana

Na unidade serão realizadas pesquisas envolvendo vetores de interesse em saúde pública.
Na unidade serão realizadas pesquisas envolvendo vetores de interesse em saúde pública.
Com uma estrutura física moderna e equipada com ferramentas como microscópios óptico e estereoscópico, além de outros materiais específicos, o Laboratório de Entomologia foi inaugurado na segunda-feira, (01/08/2016), no Centro Municipal de Controle de Zoonoses de Feira de Santana. Na unidade serão realizadas pesquisas envolvendo vetores de interesse em saúde pública.
“Esperamos que com a realização da pesquisa entomológica, o município consiga planejar e estruturar as ações de campo de modo a minimizar os riscos da presença desses vetores, assim como usar o inseticida de forma responsável”, afirma a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Francisca Lucia de Oliveira.
Inicialmente serão realizadas pesquisas com identificação dos seguintes vetores: flebotomíneo Lutzomia longipalpis, que é o responsável pela transmissão do Calazar; do Aedes aegypti, transmissor da dengue/zika e chikungunya; as espécies prevalentes de triatomíneos (barbeiro), transmissor de Chagas; as espécies de escorpiões prevalentes no município e outros culicídeos de interesse em saúde pública.
“Todas as espécies capturadas serão encaminhadas para o Laboratório para serem examinadas e classificadas. Outras atividades incluem o apoio às pesquisas das IES em nível de graduação e pós-graduação e atuação como campo de prática. São projetos futuros que pretendemos amadurecer através de parcerias”, diz a referência técnica e coordenadora do Laboratório, Thais Peixoto.
O evento contou com a participação da secretária Municipal de Saúde, Denise Mascarenhas e a diretora de Gestão da Rede Própria, Tânia Moreira. O Laboratório já iniciou suas atividades.

0 comentários:

Postar um comentário