sexta-feira, 21 de outubro de 2016

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DO ANO DE 1971

Deus etá no comando!

21/10 – Santa Úrsula e companheiras

santa ursula e companheirasÚrsula nasceu no ano 362, filha dos reis da Cornúbia, na Inglaterra. Era uma linda menina, meiga, inteligente e caridosa. Cresceu muito ligada à religião, seguindo aos princípios da fé e amor em Cristo. A fama de sua beleza se espalhou e logo os pedidos de casamento sugiram. Mas, por motivos políticos, seu pai aceitou a proposta feita pelo duque Conanus, pagão, oficial de um grande exército amigo. Quando soube que o pretendente não era cristão, Úrsula primeiro recusou, mas depois, devendo obediência à seu pai e rei, aceitou, com a condição de esperar três anos. Período que achou suficiente para o duque se converter, ou desistir da aliança. Para isso rezava muito junto com suas damas da corte. Mas parecia ser um matrimônio inevitável. Na época acertada a uma expedição, com dois navios, partiu levando Úrsula e suas damas. Eram jovens virgens como ela e se casariam também, com guerreiros escolhidos pelo duque Conanus. As lendas e tradições falam em onze mil virgens, mas, depois, outros escritos da época e pesquisas arqueológicas revelaram que eram onze meninas. O fato real e trágico foi que, navegando pelo rio Reno, quando chegaram em Colônia, na Alemanha, a cidade estava sob o domínio do exército de Átila, rei dos hunos, povo bárbaro e pagão.
Logo os soldados hunos mataram todos da comitiva e das virgens, apenas Úrsula escapou, pois Átila ficou maravilhado com a beleza e juventude da nobre princesa. Ele tentou seduzi-la e lhe propôs casamento. Mas, a custo da própria vida, Úrsula o recusou dizendo que já era esposa do mais poderoso de todos os reis da Terra, Jesus Cristo. Cego de ódio, ele pessoalmente a degolou. Tudo aconteceu em 21 de outubro de 383. Em Colônia, uma linda igreja guarda o túmulo de Santa Úrsula e suas companheiras. Na Idade Média a italiana Ângela de Mérici, leiga e terciária franciscana, fundou uma congregação de religiosas chamada Companhia de Santa Úrsula destinada à formação cristã das famílias através da educação das meninas, futuras mães em potencial. Um avanço para as mulheres, pois até então só os homens eram contemplados com a instrução. A fundadora escolheu a Santa Úrsula como padroeira após uma visão que teve. Atualmente as Irmãs Ursulinas, como são chamadas as filhas de Santa Ângela celebrada em 27 de janeiro, estão presentes nos cinco continentes. Com isto a festa de Santa Úrsula, no dia 21 de outubro, se mantém sedimentada e muito robusta em todo o mundo católico.
Outros Santos do mesmo dia: Santo Hilário de Gaza, São Malco, São Fintano de Taghmon, São Côndedo, Santa Celina, Beato Pedro de Tiferno, Beato Mateus de Girgenti, Beato Carlos I de Ausburgo, Beata Laura de Santa Catarina de Sena Montoya.

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DO ANO DE 1971





SAÚDE

A primeira tentativa de controlar a poliomielite no Brasil aconteceu em 1971.

TECNOLOGIA

Símbolo de toda uma geração, o Dodge Charger foi lançado no Brasil em 1971, ano que aparece o Opala Coupe sem colunas laterais .
Fiat lança o picape 147, primeiro comercial leve derivado de carro do Brasil.

ESPORTE

Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé fez seu último jogo pela Seleção Brasileira em 18 de julho de 1971.

Zico estreia no time principal do Flamengo em uma partida contra o Vasco da Gama, cujo placar terminou 2 a 1 para o time rubro-negro.

É criada a Copa da UEFA, competição que é considerada uma das mais prestigiadas do continente.

O Campeonato Carioca de 1971 teve como campeão o Fluminense Futebol Clube. Já na terra da garoa, o São Paulo levantou a taça. As duas conquistas dos dois tricolores foram muito polêmicas e renderam muitas reclamações de Botafogo e Palmeiras, os vice-campeões.


Aconteceu em 1971 o primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol tendo como campeão o Atlético Mineiro e vice-campeão o Botafogo do Rio de Janeiro.

Jackie Stewart se consagra como campeão mundial na Fórmula 1 enquanto Niki Lauda estreia como piloto da categoria.

EDUCAÇÃO

O ensino básico é reformulado pela Lei 5.692, que determina a fusão do primário e do ginásio no ensino de 1º grau. O 2º grau (antigo colegial) é transformado em profissionalizante, a disciplina de Educação Moral e Cívica torna-se obrigatória e a alfabetização de adultos é incrementada com o Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização).

O presidente Médici sanciona o projeto de lei que introduz alterações na ortografia da língua portuguesa, a reforma ortográfica de 1971.


COMUNICAÇÃO

É criado o Sistema de endereçamento postal no Brasil (CEP) pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Em abril, início da operação do sistema de discagem direta à distância – DDD – entre a Guanabara e Brasília.

Ray Tomlinson inventa o EMAIL e não ganha um centavo por isso. 

Henry T. Sampson inventou o telefone celular.


MÚSICA

O cantor e compositor Tim Maia, o rei do soul, lança o LP homônimo com os sucessos: “Não Quero Dinheiro”, “A Festa de Santo Reis” e “Você”.

A hora e a vez dos mineiros. Com a música “Clube da Esquina”, de autoria de Milton Nascimento com Lô Borges e Márcio Borges, inaugura-se o movimento de uma nova música mineira que revigoraria a canção popular brasileira do começo da década.

O grupo Os Incríveis grava “Eu Te Amo Meu Brasil” da dupla Dom e Ravel e faz estrondoso sucesso.

O cantor e ator Fábio Jr. nasceu. Flávio Airosa Correia Galvão, antes do nome atual cantou e gravou a partir de 1971 como Uncle Jack e Mark Davis, obtendo êxito com canções como “Dont Let Me Try” e “I Want to Be Free Again”.

É lançado o filme “Roberto Carlos a 300 km por hora” 

Morre Louis Armstrong, Músico que fez a história do Jazz.

JOHN LENNON lança o álbum "Imagine", o mais célebre disco da sua carreira a solo.

Michael Joseph Jackson, parte para uma carreira-solo, sem abandonar o grupo Jackson Five. O astro pop star que começou a cantar e dançar aos cinco anos sob influência do pai, aos onze inicia a carreira profissional, uma das mais incríveis de todos os tempos na música mundial

Chico Buarque de Holanda após o exílio na Itália retorna ao Brasil e lança o LP “Construção”, em 1971. Quando o AI-5 entrou em vigência, ele já era um símbolo de resistência na música brasileira.

Jesus Cristo, eu estou aqui…” Líderes religiosos reagem ante a música de Roberto Carlos.


TELEVISÃO

O humorístico da Globo “Faça Humor, Não Faça Guerra” de Haroldo Barbosa e Max Nunes, recebeu os troféus Repórter, Antena de Ouro e Helena Silveira como melhor programa de humor em 1971.

José Wilker estreou na televisão na novela Bandeira Dois, da Rede Globo em 1971. Ele era Zelito, filho do bicheiro Tucão (Paulo Gracindo) e interpretava um rapaz tímido e emocionalmente problemático. A novela sofreu pressões do regime militar que forçou a eliminação do personagem de Paulo Gracindo. Segundo a censura da época, era preciso que o bem triunfasse sob o mal.


O seriado Chaves estreia em 1971, na TV Tim, no México, contando com poucos personagens.

0 comentários:

Postar um comentário