quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência

A imagem pode conter: 5 pessoas , pessoas em pé e área interna
CAEMA FORMA 70 CRIANÇAS NO PROERDA imagem pode conter: 5 pessoas , pessoas em pé e área internaA imagem pode conter: 8 pessoas , pessoas em pé
Na manhã desta terça feira, 06 de dezembro, a CIPE/Mata Atlântica (CAEMA) realizou a Formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). A solenidade contou com 70 alunos dos 5º e 7º anos da Escola Municipal Baia dos Anjos localizada no distrito de Posto da Mata, Nova Viçosa-BA.
Prestigiaram a solenidade o Prefeito Municipal de Nova Viçosa o Sr. Manuel Costa Almeida, o Maj PM Ronivaldo Pontes da Silva, Comandante da CAEMA, o Maj PM Anilton Silva de Almeida, Comandante da 89ª CIPM/Mucuri, o Cap PM Ademir do Nascimento Barbosa, Comandante do 4º Pel da PRE/Teixeira de Freitas, a Srª. Adriana Botelho, Secretaria Municipal de Educação, além de Professores, Pais e Policiais Militares de várias unidades da região.
O projeto teve a Coordenação do Cap PM Savio de Jesus da Silva, sendo desenvolvido pela Sd PM Vanessa Ferreira Figueiredo. “O PROERD é uma iniciativa de sucesso, reconhecida pela Organização das Nações Unidas e envolve a Polícia Militar, a escola e a família, em um esforço de cooperação essencial para a formação das crianças”, afirmou o Maj PM Ronivaldo Pontes da Silva, Comandante da CAEMA.
O programa de prevenção ao uso de drogas e a violência foi criado pela polícia de Los Angeles, Estados Unidos e tem como objetivo educar as crianças e adolescentes através de um modelo sólido de tomada de decisão, para que não ingressem no mundo das drogas. Nas lições são trabalhados aspectos como: a compreensão dos efeitos das drogas, como lidar com as tensões, maneiras de dizer não as drogas, fortalecimento da autoestima, resistência à violência e as pressões das gangues, resolução de conflitos sem recorrer à violência.
Na cerimônia houve a premiação das melhores redações, sendo escolhidos os textos de Alessandra Camilo de Souza, Penaiara Silva e Gideone Galdine Lemos, que foram presenteados com uma bicicleta.
Em sua redação Penaira Silva escreveu: “O PROERD é um programa que nos ensina a não entrar no mundo das drogas. Eu entendi no PROERD que devemos aprender a recusar, explicar, abster-se e livrar-se. Pretendo usar os ensinamentos para eu ser alguém no futuro, pois teve muita gente que não aprendeu a recusar e acabou no mundo das drogas. Esse programa veio numa boa hora porque eu tenho que aprender a me afastar das coisas ruins, ainda mais agora que eu estou quase chegando à adolescência, falta muito pouco, mas é melhor eu me prevenir. Como eu já disse quero ser alguém no futuro, quero me casar, ter uma filha, ser pediatra ou dentista, quero fazer as crianças felizes ou deixa-las com o sorriso lindo”.
O evento foi marcado pelo carinho e a alegria dos alunos, pais e professores, renovando e reafirmando o compromisso da CIPE/Mata Atlântica com a comunidade.

0 comentários:

Postar um comentário