segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Adustina-BA:Volta às aulas na rede pública municipal




 
Hoje(20)segunda-feira, inicio das aulas na rede pública municipal de Adustina, exceto a creche que será iniciada em março.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, nuvem, céu, árvore e atividades ao ar livreA visão do novo ensino médio.
O professor vai ter salários melhores? Ao ter salários melhores, serão cobrados a presença deles todos os dias, salvo em doenças?  200 dias por ano sem greves, pagando bem.
     A nova secretária de educação de Adustina, Ivone Gonçalves, está para enfrentar um grande desafio na mudança do ensino, e  reorganização para atender as cobranças, também a estrutura física, básica, onde esse novo ensino vai ser dado.
  
     hoje o aluno entra na aula com isto aqui - o celular -, que tem uma série de recursos, e o professor não pode mais usar a lousa ou o quadro-negro, como em outors   tempos.  hoje Magistério. E foi muito bom, porque se aprende muito com os jovens, e as matérias que discutíamos, a Filosofia, a Psicologia, são muito importantes. É impressionante a diferença que faz ensinar digitalmente, num quadro em que o computador desenha, e aquilo tem muito mais significado no aprendizado, como, por exemplo, as formas geométricas, cujo ensino é mais difícil para quem não seja um bom professor de desenho. E uma escola inteiramente digital, sem fios, é certamente muito mais agradável para as crianças, para os adolescentes.
Centro de Educação Infantil Hilda Ribeiro Carvalho.






 A prefeitura municipal de Adustina, vai funcionar a  creches para crianças de zero a seis anos, doze meses por ano. Doze meses! A creche não é um ensino, é uma cultura de convivência social -  para as crianças. As mães, em geral, que trabalham, e agora, têm a tranquilidade de largar ali uma criança, que vai receber alimentação adequada, balanceada, cuidado.  a creche. Entra uma visita, e as crianças estão lá, fazendo seus trabalhinhos, as suas tessituras, os seus controles, o controle motor, e não tomam conhecimento da visita, ou seja, estão concentradas naquela atividade, às vezes lúdica, às vezes com princípio educacional e educativo. 
 Essa creche é de tempo integral, doze meses por ano. Mas a criança não tem férias? Ali ela está sempre de férias, porque ali ela está brincando. Ela passa uma parte do tempo brincando nos brinquedos, convivendo, jogando todos os jogos com as outras crianças. Então, essa é a convivência. E o mais importante: como a creche ensina como escovar os dentes após a alimentação, todos aqueles comportamentos, a criança os leva para casa. Então, os pais também, antes de almoçar, têm que lavar as mãos; após o almoço, têm quer escovar os dentes. Esses hábitos a criança está levando também para a casa dela. Veja que revolução educacional e comportamental faz a escola.

0 comentários:

Postar um comentário