terça-feira, 23 de maio de 2017

Adustina-BA: Conselho Municipal de Saúde, participa de reunião com presença da Auditora da saúde,

 Na tarde desta terça -feira (23) o Conselho Municipal de Saúde de Adustina, participou de uma  reunião conjunta com a participação da auditora do SUS(SESAB) que está nos órgãos municipais em busca de informações e documentos referentes, ano base 2011, as buscas de documentos das gestões posteriores, avanços, e melhoria na saúde do município.

As questões de defesa é sempre a mesma, que não foram encontrados os documentos, e livros de Ata, do conselho municipal da gestão anterior.
A auditoria está acontecendo ao mesmo tempo no setor de finanças na sede da prefeitura, até amanhã ao meio dia.

“A relação da gestão com a auditoria também é fundamental para a construção do SUS. A auditoria é, antes de tudo, um instrumento de gestão. Pode ter um caráter preventivo quando busca, no momento de sua realização, orientar o gestor a corrigir distorções que porventura sejam detectadas. Em decorrência, o relatório da auditoria pode apoiar a elaboração das agendas de saúde e a correção de rumos, se necessário”, afirmou.Dra Flávia Andrade auditora do SUS(SESAB).


O secretário  municipal de Eugênio Santana Carvalho, e presidente do conselho municipal de saúde apoiou que todos os conselheiros informe os acontecimentos dos estabelecimentos de saúde, para que tomem as devidas providências.
A vice-presidente do conselho, Suely Reis dos Santos, disse, que o conselho foi escolhido pela participação popular, e tem o dever de fiscalizar a saúde do município.
A reunião contou com a presença de todos os conselheiros.
a enfermeira apoiadora da saúde, informou que a conferência de saúde 2017, vai acontecer em julho.

Os conselheiros Jailson Rodrigues do Nascimento(ADSA), José Flávio Menezes(ACS) mostraram um pouco de  conhecimento sobre o funcionamento do conselho, pelo motivo de participar e formação e criação de associativismo,  e Manoel Batista do Nascimento"Manequinha"(Associação comunitária da Quixabeira) disse que ficou feliz por participar do conselho de saúde, por já participar de associação a mais de 20 anos, e foi o fundador da (ARCAS)


Ao término do evento, o prefeito Paulo Sérgio O. dos Santos, apareceu na reunião e se juntou aos conselheiros,  e destacou o posicionamento  em defender o povo, que está precisando de atendimento, e citou que advertiu um profissional(Médico) que omitiu atendimento ao um paciente na unidade mista hospitalar(Maternidade Maria dos Santos Almeida) no ultimo domingo, e está aguardando outro profissional(Enfermeiro(a) para conversar.

Informou que a secretária de saúde vai chegar dois veículos novos nos próximos dias.
Por: Jailson Rodrigues do Nascimento
Fonte:www.adustinanaadsa.com
 

0 comentários:

Postar um comentário