quinta-feira, 4 de maio de 2017

Adustina-Ba: Eleição da mesa diretora para os membros do Conselho de Saúde

Aos(4) quatro dias do mês de maio de dois mil e dezessete, reuniram- se no auditório da  Secretaria de Saúde de Adustina,  na manhã desta quinta-feira, (04/05) para realização  da  eleição da mesa diretora para os membros do Conselho de Saúde do município. O Conselho teve formação sacramentada após processos democráticas de eleição. Com o ato, os moradores do município passam a contar com a voz ativa dos conselheiros. “O Conselho é um órgão permanente de caráter deliberativo e que tem poder de decisão, participação e colaboração efetiva nos programas e ações que são desenvolvidos na Secretaria de Saúde”.
“O Conselho configura-se como uma grande etapa de discussão coletiva sobre a saúde coletiva e da participação popular, estimulando na população o direito de exercer a participação nas ações da unidade”. A gestão dos conselheiros será de 24 meses, sendo o Conselho formado por pessoas da comunidade e trabalhadores da Saúde.


Presidente: Eugênio Santana Carvalho(Secretária de Saúde)
Vice-presidente:Lêniton Ribeiro(Secretária de Assistência Social)
1ª Secretária Priscila Carvalho(Enfermeira )
2º Secretário:Jailson Rodrigues do Nascimento(Associação Desportiva e Social de Adustina)
A apoiadora da Secretaria , enfermeira Lorena Sá , deu início a reunião falando do conselho e da constituição do mesmo. Ela reforçou a importância do trabalho do conselho para melhorias na saúde do município, destacando as áreas de atuação e um vasto leque de ações permitidas aos Conselhos. Complementou informando as atribuições e responsabilidades de cada membro da mesa diretora.
A assessora técnica da Secretaria , Enfermeira Suely Reis, participou da eleição e destacou a importância da participação popular na efetiva fiscalização sobre as ações governamentais na Saúde. “O Governo Municipal sozinho não faz nada. Precisa da participação da população, da opinião pública, precisa dos Conselhos de Saúde para que a gente possa ter uma saúde muito mais eficiente e eficaz no nosso município”. Ela ainda destacou a importância de todos os membros ficarem a par de todos os fluxos das ações e serviços de saúde, apresentando estes a todos os presentes. Destacou os encaminhamentos para os médicos especialistas e agendamentos com os odontólogos.
O secretário de Saúde, Eugênio Santana , e atual presidente do conselho município conforme eleição, reforçou ainda que os conselheiros locais de saúde serão os olhos fiscalizatórios da governança dentro da Secretaria. “Enquanto conselheiros estaremos fazendo uma gestão mais forte e direcionada a suprir demandas específicas para a população em cada povoado ou sede”,  informou a todos conselheiros que a farmácia básica está com 81 itens, e ainda disponibilizou a lista para todos profissionais, e vereadores do município, e também já protocolou em reunião com o prefeito, e secretário de administração e  finanças, a possibilidade de adquirir um micro-ônibus para as viagens para Aracaju, que vai economizar com vários transportes que estão viajando todos os dias. comentou. 

Ao final da reunião todos assinaram a ata, que foi lida e aprovada por todos presentes:

Eugênio Santana Carvalho,Suely Reis Santos, Priscila Carvalho<Rafael Oliveira de Melo Lorena Sá, Lucas Sccp Ana Paula Dias, Ana Nara Santos Lêniton Ribeiro,Flávio Menezes,Manoel Batista do Nascimento, Simone Menezes de Andrade

0 comentários:

Postar um comentário