terça-feira, 23 de maio de 2017

Grupo interessado em criar Cooperativa de Crédito Solidário em Juazeiro conhece a experiência da Ascoob/Itapicuru

economia

terça-feira, 23 de maio de 2017 10:47

Grupo interessado em criar Cooperativa de Crédito Solidário em Juazeiro conhece a experiência da Ascoob/Itapicuru

O presidente da Ascoob/Itapicuru, Silvio Soares da Silva falou ao CN que é normal a entidade receber estas comissões, inclusive do exterior.
Reunião aconteceu na matriz da ASCOOB Itapicuru, em Santaluz | Foto: Raimundo Mascarenhas
Uma comissão formada com o objetivo de criar uma unidade da Cooperativa de Crédito Rural Norte do Itapicuru (Credi Norte) em Juazeiro, município localizado no território Sertão do São Francisco, visitou a cidade de Santaluz, território do sisal, para conhecer o funcionamento da Ascoob/Itapicuru.
A equipe foi composta por  Antonio Fernando Amorim Dantas, coordenador do núcleo de implantação do PAC Credi Norte em Juazeiro, Carlos Neiva, vice-presidente da Associação de Empresas do Distrito Industrial do São Francisco, Clebio Luiz Barbosa – Coordenador Técnico da Cooperativa de Catadores e materiais recicláveis, Vanderlei Crisóstomo – Diretor presidente da Credi Norte Jaguarari, Givaldo Souza – Assessor de expansão do sistema Ascoob Bahia/Sergipe e Alagoas, Luiz Paulo Ferreira- Diretor Administrativo do Credi Note Jaguarari.
ASCOOB Itapicuru tem recebido constantemente delegações para conhecerem o processo de funcionamento do cooperativismo de crédito solidário | Foto: Raimundo Mascarenhas
O presidente da Credi Norte, Vanderlei Crisóstomo da Silva disse que a sede da Cooperativa fica em Jaguarari, no território Piemonte Norte do Itapicuru e foi criada em 2013 com 100 cooperados e atualmente conta com 1.300, distribuídos entre os municípios Andorinha, Antônio Gonçalves, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Filadélfia Pindobaçu, Ponto Novo e Senhor do Bonfim.
Vanderlei Crisóstomo | Foto: Raimundo Mascarenhas
Vanderlei ressaltou que esses cooperados são atendidos nas sedes dos sindicatos de trabalhadores rurais parceiros e considera um avanço abrir um PAC na cidade de Juazeiro, município com mais de 230 mil habitantes e o que mais gerou vagas de empregos no Brasil em 2016.
Segundo o engenheiro agrônomo e vice-presidente da Associação de Empresas do Distrito Industrial do São Francisco (AEDISF), Carlos Neiva, a escolha da Ascoob/Itapicuru pela comissão se deu pelo modelo de atendimento ao pequeno, ao microempresário e agricultura familiar.
Carlos Neiva | Foto: Raimundo Mascarenhas
“Outro fato que nos chamou atenção é o trabalho desenvolvido no que se refere ao social e o seu nome tem o respalde quando se fala em cooperativismo”, falou Carlos Neiva. Ele disse também que o trabalho para implantação do PAC Credi Norte em Juazeiro está bem avançado e neste momento preparando um plano de trabalho para estabelecer a data de abertura da unidade.
José Paulo Crisóstomo | Foto: Raimundo Mascarenhas
José Paulo Crisóstomo Ferreira, mais conhecido como ‘Zé Paulo”, coordenador de microcrédito e finanças solidárias da Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo (Sesol), estrutura vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre), lembrou que em Juazeiro tem apenas uma agencia do Sicoob e que a Ascoob tem uma função diferente que é o credito solidário.
Ainda segundo Zé Paulo, o cooperativismo de crédito solidário tem a missão de promover a inclusão social da Agricultura Familiar através do acesso ao crédito, da poupança e da apropriação do conhecimento, visando o desenvolvimento local e a sustentabilidade institucional e surgiu a mais de duas décadas. Popularmente é conhecido por Sistema Cresol.
Silvio Soares – presidente da Ascoob Itapicuru
Criada há 17 anos, Ascoob/Itapicuru tem sua matriz na Rua Rio Branco, no Centro de Santaluz, conta com 61 colaboradores, mais de 17 mil cooperados e tem pontos de atendimentos aos cooperados em Queimadas, Cansanção, Nordestina, Itiúba, Monte Santo, Quijingue, Santaluz, Jacobina e nos Distritos de Algodões (Quijingue) e Junco (Jacobina).
O presidente da Ascoob/Itapicuru, Silvio Soares da Silva falou ao CN que é normal a entidade receber estas comissões, inclusive do exterior. Mais informações, clik e ouça a rádio Calil News e na reportagem com Vilmara de Assis, Silvio Soares detalha estas visitas.
Tocador de áudio
00:00
00:00
Cooperativa de Crédito – Saiba mais
Cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada pela associação de pessoas para prestar serviços financeiros exclusivamente aos seus cooperados e eles são ao mesmo tempo donos e usuários da cooperativa, participando de sua gestão e usufruindo de seus produtos e serviços. Nas cooperativas de crédito, os cooperados encontram os principais serviços disponíveis nos bancos, como contracorrente, aplicações financeiras, cartão de crédito, empréstimos e financiamentos, além de ter poder igual de voto independentemente da sua cota de participação no capital social da cooperativa.
O cooperativismo não visa lucros, os direitos e deveres de todos são iguais e a adesão é livre e voluntária.
Redação CN

0 comentários:

Postar um comentário