segunda-feira, 19 de junho de 2017

Amargosa completa nesta segunda 126 anos de emancipação política

Amargosa completa nesta segunda 126 anos de emancipação política

Amargosa é um município brasileiro do estado da Bahia. Localizado na Mesorregião do Centro-Sul Baiano e na Microrregião de Jequié, apesar do município fazer parte da região de Jequié, Amargosa fica na área de influência de Santo Antônio de Jesus, diariamente centenas de pessoas se deslocam para o município vizinho para fazer compras,estudar e realizar exames mais complexos que não são oferecidos na cidade.
A População estimada para Amargosa em 2016 é de 38.041 habitantes. segundo o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Situada no Vale do Jiquiriçá, em uma das mais belas paisagens do interior da Bahia, que incluem rios, cachoeiras, matas e trilhas. Possui um dos quatro melhores índices de saúde da Bahia, a cidade melhora sua infraestrutura e vem crescendo economicamente.

Clima
O clima em Amargosa tem grande variação, abrangendo o úmido, úmido-subúmido, subúmido-semiárido e semiárido. As temperaturas variam de 15 °C no inverno a 26 °C nas estações mais quentes.
Relevo
O município de Amargosa é composto por morros e colinas de vertentes íngremes a aguçado e com tendência a crista, de forma convexa, sendo que na parte norte da região é mais abaulado e próximo a Santa Terezinha tabular, o relevo, portanto, é controlado pela estrutura com uma altitude variando de 230 a 980 m, destacando as serras de Tartaruga, Julião e Baratinha.
Hidrografia
O principal rio que corta o município de Amargosa é o Jiquiriçá-Mirim, tendo como afluentes os riachos da Correntina, Tamanduá, Cavaco, Boqueirão, Bainha, Timbó, Tauá, Massaranduba, Baixada e outros de menor vazão. Também são importantes para o município os rios Corta Mão, Riachão, Verde e Capivara.
Vegetação
Próximo à região de divisa com os municípios de Mutuípe, Laje e Ubaíra é predominante as formações florestais secundárias (capoeira). À medida que se aproxima de Brejões, Milagres, as temperaturas e os índices pluviométricos diminuem, ocorrendo formações com aspectos arbóreos menos exuberantes e ocorrem formações de caatinga na divisa com Santa Terezinha e Milagres.
Divisão Político-Administrativa
A sede de Amargosa compreende os bairros do Centro, Rodão, São Roque, Santa Rita, Alto da Bela Vista, Katiara, URBIS l, URBIS ll e Sucupira. Além da sede do município existem os distritos de Corta Mão, Itachama e Diógenes Sampaio e quatro povoados: Acajú, Baixa de Areia, Cavaco e Barreiro.
Praça do Bosque no São João
Festa de São João: Acontece todos os anos na Praça do Bosque. A partir de 2010 a o evento passa a ter 10 dias de duração e consolida a cidade como o principal destino junino da Bahia e um dos maiores do Brasil. São vários dias de festa, recebendo por dia uma média de 60.000 pessoas de vários estados do Brasil. É tida como a melhor festa junina do Estado da Bahia e está entre as cinco melhores festas juninas do país. O maior recorde de público do são joão de Amargosa, foi em 2007 quando se apresentou no palco principal a Banda Calypso, que reuniu mais de 90.000 pessoas na Praça do Bosque.
Forró do Piu-Piu: Uma festa particular que ocorre todos os anos no período do SJ, sempre conta com grandes bandas do país, acontece no Hotel Fazenda Colibri, participam aproximadamente 10.000 pessoas.
Exposição Agropecuária: Ocorre no mês de Outubro (não tem acontecido nos últimos anos, consultar antes de ir).
Serras: A cidade possui uma: "Serra Azul", que faz parte das terras do Sr. Manoel Lemos (In Memoriam).
Cachoeiras da Pancada. Também com a opção de visitar a Cachoeira dos Prazeres, no município de Jiquiriçá-BA, que fica a poucos quilômetros.
Floresta: Mata atlântica do Timbó.
Rios: Jiquiriçá que nasce no Município de Maracás(BA), propício aos banhos e esportes náuticos.
Cristo da Praça - Monumento erguido na Praça Tiradentes.
Igrejas: Catedral de N. Sr.ª do Bom Conselho, Localizada na Praça Lourival Monte.
Belas praças e jardins, denominado-a, Cidade Jardim.
Postado em 19 de Junho, às 06:00 por Redação Criativa 0 comentários

Aproveite as ofertas de São João do Mundo Rural em Amargosa

Venha aproveitar o Araiá de preço baixo do Mundo Rural em Amargosa e concorra a seis televisores led e dois Fiat Mobi 0km na promoção “Sorte Grande” da ACIAPA.
No Mundo Rural você também encontra diversas linhas de ferramentas agrícolas, adubos, sementes, fertilizantes,rações para todos os animais e uma mega variedade de utensílios para deixar seu São João ainda mais divertido.
A Mundo Rural fica localizado na avenida Josué Sampaio Melo, em frente a Feira Livre. Venha conhecer os nossos preços ou faça seu orçamento pelo telefone: 075 3634 1018.
Postado em 18 de Junho, às 23:42 por Redação Criativa 0 comentários

0 comentários:

Postar um comentário