domingo, 9 de julho de 2017

Adustina-Ba:História da fundação do colégio Municipal de Adustina

ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE ADUSTINA.
Registro do Colégio Municipal de Adustina
*LDBEN-9394/96 DE 20/12/1996
*Parecer:CEEnº033 de 06 de março de 1995
*ResoluçãoCEEnº025 de 06 de março de 1995-Diário Oficial da Bahia de 25 de maio de 1995 Ano LXXIX.Nº15.935
ASPECTOS HISTÓRICOS E ORGANIZACIONAIS
         
Este documento apresenta, conforme o disposto nos artigos 12, 13  e 14 da lei de Diretrizes e Bases da Educação   Lei Nº. 9394/96 (LDB), as finalidades das ações Político-Pedagógicas do Colégio Municipal de  Adustina materializadas na definição e elaboração desta proposta pedagógica que consta de Diagnóstico e Análise da Escola, Aspectos Legais e Pedagógicos, objetivos, Plano de Suporte Estratégico, Sistema de Acompanhamento e Avaliação da Aprendizagem e proposta curricular.
O Colégio Municipal de Adustina localiza-se na Rua João Gonzaga de Menezes, S/N-centro Adustina - Bahia. Tendo como órgão mantenedor a Prefeitura Municipal de Adustina. Esta instituição foi fundada em 24 de março de 1984, tendo no seu corpo docente apenas 04 professores, enquanto o quadro discente 43 alunos. Funcionou temporariamente em um prédio cedido pela Escola Municipal Senhor do Bonfim. Em abril de 1985 foi inaugurado o atual prédio.
O primeiro ato de legalização da instituição ocorreu em 1995, recebendo o parecer favorável do Conselho Estadual de Educação ( CEE ) sob o número 033/95 para o funcionamento do Ensino Fundamental  de 5ª e 8ª série e Ensino Médio Magistério. Em outubro de 2003 o CCE autorizou o funcionamento do curso de Educação Básica- etapa Ensino Médio  sob o parecer número 184/2003 e em  fevereiro de 2004  a renovação da autorização para  o Ensino Fundamental e Normal Nível Médio( antigo magistério) foram concedidas sob parecer 25/2004.
A estrutura física da escola compõe-se de dezesseis  salas de aula, um biblioteca com um acervo de mais de dois mil livros diversificados, 01 laboratório de informática onde são ministrados cursos para os alunos. Além disso, dispõe de um pátio coberto construído  para ser utilizado nas aulas de Educação Física, seis banheiros sendo dois adaptados para portadores de necessidades especiais, uma cozinha com um depósito para armazenar as merendas.
 A parte administrativa é composta por uma diretoria, uma secretaria, uma sala para  coordenação pedagógica e para os professores articuladores das áreas do conhecimento, como também uma sala de direção e professores. Vale ressaltar que os professores articuladores fazem um acompanhamento direto com  os professores, disponibilizando materiais e assessorando-os pedagogicamente.
 Portanto, apesar da existência de alguns problemas relacionados ao processo didático- pedagógico, os profissionais investem na formação permanente maximizando esforços para melhorar as práticas pedagógicas.
 Vale ressaltar que a fundação do Colégio Municipal de Adustina foi uma iniciativa do professor José Givaldo dos Santos na gestão do prefeito José Menezes de Carvalho e vice Ismael Gregório dos Reis e teve como alicerce pedagógico os professores: José Givaldo dos Santos, Maria Auxiliadora de Morais, Elenilza de Morais e Maria Reis Cruz Ribeiro e outros professores

  O prefeito de Paripiranga, José Menezes de 

Carvalho já que na época Adustina ainda era vila deste município, funcionando de forma adaptada na antiga Escola Estadual Castro Alves e na Escola Municipal Nova Vida, onde hoje funciona a Unidade Mista Hospitalar, construiu o Açougue Municipal.








 
Elenilza Morais
Recordações do início da minha carreira no CMA. Aprendi muito com meus colegas profissionais e com esses ex-alunos e amigos. Infelizmente não tenho fotos de toda a primeira turma fundadora dessa instituição em 1984. Saudades!!
Elenilza Morais Evanilda, minha grande amiga, lembro muito das nossas reuniões, das nossas conversas na casa de Nilda. Quantas decisões foram tomadas ao redor da mesa da sala de Nilda. Não tem como esquecer da sua valiosíssima contribuição. A sua luta, a nossa luta valeu muitíssimo mesmo. Saudade amiga! Muito obrigada por tudo! Admiro muito o seu jeito simples de ser. Abraços!

Evanilda Reis Cruz
Evanilda Reis CruzLembro-me do sofrimento de pegar transportes pra chegar até vocês na fundação e registro dessa escola que deu início como da ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE ADUSTINA e eu correndo à Ribeira do Pombal para organizar e restras documentos. ..más foi legal e tenho saudades.
Sempre saía à tardinha e retornando na manhãzinha do dia seguinte e todos os finais de semanas (batalha forte junto a Nilda),mais valeu.


Vandira Santos
Vandira Santos Saudades !!!Elenilza uma parte da sua vida que vc soube executa muitíssimo bem . Da história de Adustina vc tem um papel muito importante
Eliane Nascimento Nascimento
Eliane Nascimento Nascimento Recordar é viver, que satisfação fazer parte da sua história prof. Elenilza Morais... Saudades

0 comentários:

Postar um comentário