domingo, 30 de julho de 2017

Saúde:Máquina de radioterapia do Cirurgia volta a quebrar Cinquenta pacientes estão com tratamento interrompido

Máquina de radioterapia do Cirurgia volta a quebrar
Cinquenta pacientes estão com tratamento interrompido
29/07/2017  11:20
Máquina está quebrada desde o dia 21 (Foto: Arquivo Portal Infonet)
A máquina de radioterapia do Hospital de Cirurgia quebrou mais uma vez e paralisou o tratamento de 50 pacientes oncológicos. Segundo o Grupo Mulheres de Peito, o problema começou no último dia 21.
“O hospital diz que o técnico chega terça-feira para consertar a máquina. Mas é o que a gente sempre diz: o câncer não espera. Um dia já é muito prejudicial, imagine esperar nove dias!”, lamenta Sheila Galba, representante do Grupo. Através de nota, o Cirurgia confirmou o caso. Até a terça-feira, 1º de agosto, serão 12 dias com a máquina quebrada.
Ainda de acordo com Sheila Galba, a máquina tem mais de 37 anos de uso e não existe peça em Aracaju para resolver o problema. O temor dos pacientes, segundo ela, é que tenha que mandar fazer o material ou trazer de outro Estado – o que demoraria e atrasaria ainda mais o tratamento radioterápico. Galba também acrescentou que no dia 14 deste mês, a máquina também quebrou, mas o problema foi logo resolvido.
Confira a nota da unidade de saúde na íntegra: “A Direção do Hospital de Cirurgia informa que o acelerador linear, aparelho utilizado no tratamento radioterápico, apresentou defeito na última sexta-feira, dia 21 de julho. Após avaliação realizada por um técnico local, a Direção decidiu solicitar a vinda a Aracaju de um engenheiro habilitado – não há em Sergipe profissionais capacitados a fazer a manutenção de nosso acelerador linear. A chegada desse profissional está prevista para a próxima terça-feira, dia 1º de agosto”.
Por Jéssica França

0 comentários:

Postar um comentário