domingo, 10 de dezembro de 2017

Caraíva, mais que um paraíso. Um destino inesquecível

Caraíva, mais que um paraíso. Um destino inesquecível

Postado em: 07/12/2017
Por: Adilson Fonsêca
Se você imaginou que conhecia tudo relativo às praias na Bahia, de Salvador, passando por Morro de São Paulo, Itacaré, Ilhéus e Porto Seguro, por certo vai ser surpreender se conhecer a pequena vila de Caraíva, um paraíso na região do Extremo Sul do Estado.
Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional ( IPHAN), com mais de 470 anos, Caraíva é a mais viva história dos primórdios do Brasil, na chamada Costa do Descobrimento.

Para se chegar a Caraíva é preciso passar pelo Parque Nacional de Monte Pascoal, marco da chegada dos portugueses ao Brasil. E por isso mesmo, o seu acesso é difícil para quem não quer uma pitada de aventura, mas tendo como recompensa uma diversidade da natureza.
São pouco mais de 600 habitantes, incluindo os índios pataxó, mas cuja população triplica no verão,com estrangeiros que procuram paz, privacidade e beleza.
Banhada pelo rio Caraíva e formando praias de enseadas com o encontro com o Oceano Atlântico, a Vila de Caraíva tem ruas cobertas de areia, sem transito automotor, belas praias, casas tradicionais, campings, pousadas aconchegantes e bons restaurantes, numa interação completa com o meio ambiente.

Os nativos são pescadores e índios Pataxó, que convivem com uma extensão imensa de praias virgens com pequenas barras para atravessar, falésias e coqueiros.
Praia do Espelho – A mais procurada, mas cujo acesso, como em todo o local, é preservado na sua origem. Para se chegar ao local é preciso caminhar até a Barra de Caraíva e atravessar o rio Caraíva com um balseiro. Depois é seguir por mais 3 km até a Praia do Satu, e mais 4 km até a Ponta do Toque-toque. Seguir por falésias, passando por lagoas até se deslumbrar com mais de dois quilômetros de praias: A Praia do Espelho.

Como chegar
Carro –Vindo de Salvador, Ilhéus, Itacaré, Itabuna pela BR-101 até chegar na entrada da cidade de Eunápolis. Vire à esquerda no trevo na direção de Porto Seguro. Siga e entre no entroncamento de acesso a Arraial d’Ajuda – Trancoso – Praia do Espelho – Caraíva e continue até Vale Verde onde tem Ponto de Informação turística e lanchonete. A partir daí há mais um trevo e siga direto mais 20 km até o trevo de Caraíva e Trancoso e vá pela estrada de terra até Itaporanga, depois 5 km até Praia do Espelho e 12 km mais até Nova Caraíva. Atravesse o Rio Caraíva com a balsa. Na Vila de Caraíva, as ruas são de areia e não é permitido transito motorizado.
Outra opção para quem vem de carro é pelo acesso do kms 753 da BR-101, ao sul da cidade de Itabela. O acesso de Monte Pascoal é mais curto (45km), bem sinalizado e em melhor estado. De maneira geral as estradas são razoáveis e não oferecem maiores problemas além da poeira e buracos.
De ônibus – Desembarcando em Porto Seguro-BA de ônibus o trajeto mais recomendável é via Arraial d’Ajuda e Trancoso. Tem que ir até as Balsa e atravessar o rio Buranhém. No outro lado do rio há ônibus, linha Balsa x Caraíva (via Trancoso, Itaporanga, Praia do Espelho).
Os ônibus que tem origem Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Brasilia, etc… e tem como destino final a cidade de Porto Seguro fazem parada no Terminal Rodoviário de Eunápolis. A linha Eunápolis x Caraíva faz o trajeto pelo asfalto até o município de Itabela e segue por estrada de terra até Caraíva.

0 comentários:

Postar um comentário