quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Espaçonave fotografa a Terra e a Lua a 5 milhões de km de distância

Espaçonave fotografa a Terra e a Lua a 5 milhões de km de distância

Imagem foi capturada pela sonda OSIRIS-REx, que viaja em direção a um asteroide

por
A Terra e a Lua se destacam na escuridão do espaço - NASA
CABO CANAVERAL, Flórida — A sonda espacial OSIRIS-REx está viajando em direção ao asteroide Bennu para coletar rochas que possam conter matéria orgânica, com chegada prevista para agosto deste ano. Mas durante o percurso sua câmera está ativa, registrando a viagem. Uma das imagens, divulgada esta semana pela Nasa, mostra a Terra e a Lua, a 5 milhões de quilômetros de distância.
“No mais alto nível filosófico, a missão pretende revelar de onde nós viemos, já que os asteroides são restos da formação do nosso Sistema Solar”, disse a agência espacial americana, em comunicado. “Mas enquanto a astronave pode nos dizer nossas origens e para onde vamos, também nos lembra de onde estamos agora”.
A fotografia foi tirada no dia 2 de outubro do ano passado, enquando a OSIRIS-REx dava sua última volta em torno da Terra para pegar impulso em direção a Bennu. Na ocasião, a Lua estava a cerca de 384 mil quilômetros de distância da Terra. Já a OSIRIS-REx estava a uma distância 13 vezes maior.
A imagem divulgada pela Nasa é, na verdade, a composição de três fotografias diferentes, tiradas em diferentes comprimentos de luz. Elas foram reunidas e corrigidas, com a Lua sendo clareada para se tornar mais visível. E uma ilusão de ótica faz a Lua parecer mais próxima do que realmente é, pois a espaçonave estava mais perto da Terra que da Lua no momento da foto, tornando o satélite aparentemente menor, mas mais próximo do planeta.

0 comentários:

Postar um comentário