sexta-feira, 23 de março de 2018

PERIGO: Estação espacial chinesa deve cair sobre a Terra durante a Páscoa

PERIGO: Estação espacial chinesa deve cair sobre a Terra durante a Páscoa

O Globo
Atualizado em 23/03/2018 às 11:51
Crédito da Foto: reprodução / Internet
Criada para ser um “Palácio Celeste”, a estação espacial Tiangong-1, a primeira construída e lançada ao espaço pela China, poderá cair sobre a Terra durante a Páscoa, segundo a última previsão da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês). Em comunicado, o órgão ressalta que a janela é “altamente variável”, mas a espaçonave descontrolada com 8,5 toneladas deverá fazer sua reentrada na atmosfera entre os dias 30 de março e 3 de abril.
Lançada em 2011, a Tiangong-1 deveria ter sido derrubada de forma segura em 2013, mas continuou em operação até março de 2016, quando a agência espacial chinesa perdeu o controle da espaçonave. Desde então, ela orbita o planeta descontrolada, se aproximando cada vez mais, atraída pelas forças gravitacionais da Terra.
Com 10,5 metros de comprimento e 3,4 metros de diâmetro, a estação espacial pesa cerca de 8,5 toneladas. Ela fez história por mostrar ao mundo o potencial da China no setor aeroespacial. Fora do programa da Estação Espacial Internacional, o país resolveu lançar projeto solo.
Com espaço habitável de 15 metros cúbicos, a Tiangong-1 recebeu dias missões tripuladas, incluindo as duas primeiras astronautas chinesas, Liu Yang e Wang Yaping. A estação foi substituída pela Tiangong-2, com maior capacidade, lançada em setembro de 2016.
Segundo a ESA, a queda irá acontecer em qualquer região do planeta entre as latitudes 43ºN e 43ºS. O mapa abaixo mostra em amarelo as áreas com maior probabilidade, em verde estão as regiões com menor probabilidade. Em azul estão as regiões com probabilidade zero.
“Em nenhum momento uma previsão precisa de hora e localização será possível”, alerta a ESA. Não é a primeira vez que grandes espaçonaves caem sobre o planeta. Em 1991, a Salyut 7, pesando 20 toneladas, despencou presa a outra espaçonave de 20 toneladas chamada Cosmos 1686.
Elas se partiram sobre a Argentina, e destroços caíram sobre a cidade de Capitán Bermúdez. Em 2001, a estação espacial Mir, com 135 toneladas, caiu no Oceano Pacífico. Em 1979, o gigantesco Skylab, da Nasa, com 77 toneladas, desceu fora de controle e algumas peças caíram sobre Perth, na Austrália.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline
*Publicada originalmente às 10h10

0 comentários:

Postar um comentário