sábado, 28 de julho de 2018

Entrevista: com José Anádio" popular Canarinho"

Adustina-BA: Conheça a história da Festa dos Tratoristas.r


A Festa dos Tratoristas.


Quando se pensa no mês de Maio, o que vem imediatamente em nossas cabeças são as imagens maravilhosas da Festa dos Tratoristas, o que nos leva a esquecer um pouco do novenário de maio. Caro leitor é importante ressaltar que a Festa dos Tratoristas é parte das comemorações do novenário do mês de maio. Por tanto para que possamos entender a grandiosidade dessa festa precisamos também entender como começou o novenário de maio.
O novenário ocorre todo mês, essas novenas são realizados do dia 1º até o décimo quinto dia do mês na igrejinha, após a novena os ramos é levado para uma residência e assim durante todo o mês até o dia 31. Dia da Novena dos tratoristas, eu sou um agradecimento ao desenvolvimento da agricultura do nosso município.
Segundo pessoas entrevistada toda começou mais ou menos assim:
Há 44 anos a festa não se chamava Festa dos Tratoristas e sim Festa dos Motoristas, era uma festa elitizada onde realmente só os ricos podiam participar ativamente, enquanto eles desfilavam com seus carros os pobres somente acompanhavam a procissão e observavam admirados tudo aquilo.
Os organizadores da festa eram Antonio Ribeiro, Jonas Nunes, Maniho, Canarinho, Tonho de percílio,  entre outros mais. Após a novena todos iam ou pelo menos quem podia festejar na festa do Clube de Percílio da Cruz.
Com o passar do tempo, mais precisamente em 1983, vários agricultores adustinenses compraram tratores, que ajudou no grande desenvolvimento da nossa agricultura. Devido a esse grande impacto no setor econômico por intermédio de vários agricultores o nome da festa foi finalmente mudado. Agora se chamava Festa dos Tratoristas comemorada no dia 31, começando assim o desfile de tratores.
Pessoas ligadas à produção agrícola da região como José Anádio(Canarinho), Tonho de Pureza e Osman, se propuseram a organizar a festa. Hoje se trata de uma procissão até a igreja matriz, novena e a festa na praça publica (Praça Alice Virgens Vidal).
Continua encantando as pessoas pelo número de tratores que fazem parte do seu majestoso desfile alegrando os corações de todos que dela participam.
Alunas(1º ano)CECA., Silvia Isnara, Marina, Canarinho, Maria Antônia, Eduarda, Geovana e Ingrid
Adustinaadsa.com, 
28 de Julho 2018 às 10:h00
Entrevista: com José Anádio" popular Canarinho"
1º) Como se iniciou a festa dos tratoristas em Adustina?
Canarinho: A festa iniciou no ano de 1974, como Adustina, era distrito de Paripiranga, e no mês de maio iniciava as novenas de 01 a 31 de maio, e todos os dias acontecia duas Bandas de pífanos, uma para a rua de cima, e outra para a rua de baixo.
2º)Quem iniciou a festa dos tratoristas?
Canarinho: A festa começou com o nome de festa dos motoristas, por mim, Antônio Ribeiro, Gilvan Pinho, Antônio de pureza, Tonho de percílio, Maninho, e outros.todos pediam patrocínio no comercio para comprar fogos de artifício, começava a soltar fogos pela manhã,  e só terminava a noite.
3º) Quando passou a se chamar festa dos tratoristas?
Canarinho: começou a festa dos tratoristas , em 1983, organizada por Osman Ferreira de Santana, e Leoní Carvalho, empresários da Agro peças, empresa, que se manteve em atividade por varios anos em Adustina, com filial em Poço verde-SE, onde funciona até os dias de hoje.
4º) Houve avanços na festa dos tratoristas, e o que mudou com passar dos anos?
Canarinho: Antigamente as pessoas participavam  mais da festa, tinha os dias das crianças, dia das moças, e dia dos rapazes, motivava os jovens a participar ativamente da festa, e vários tratores nas filas da procissão no ultimo dia 31 de maio .
5º) O mês de maio, antigamente, dizem os mais velhos que chovia o mês inteiro?
Canarinho: Verdade, antigamente, todos os dias das novena chovia, todos enfrentavam lamas nas ruas , não tinha calçamento igual a hoje.
Agradecimento:
www.adustinaadsa.com, 
Colégio Estadual castro Alves.
Alunos(a)1º ano do ensino médio(CECA)




0 comentários:

Postar um comentário