sexta-feira, 27 de julho de 2018

PARABÉNS MACURURÉ!!! 56 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA; CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A TERRA DO BODE

PARABÉNS MACURURÉ!!! 56 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA; CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A TERRA DO BODE

July 26, 2018

Nesta sexta-feira (27/07), Macururé comemora 56 anos de emancipação política. Conheça um pouco sobre este pedacinho do Brasil.

Resumo Histórico

Macururé é um município baiano localizado na microrregião de Paulo Afonso e mesorregião do Vale São-Franciscano.

O município foi habitado primitivamente pelos índios (Mariquitos e Pankararus). Seu povoamento teve início nas terras de Roberto Pereira Maia, às margens do Riacho Tim Tim, e que eram chamadas Roça do Tim Tim.

Mais tarde, o nome foi trocado para Fazenda Três Irmãos, por ter sido doada aos três filhos, ou seja, Firmino Pereira Maia, Honório Pereira Maia e Ricardo Pereira Maia. Após receberem a fazenda, os três irmãos partiram para a construção de suas casas, conservando, entretanto, a Casa Grande da Fazenda. Em 1906, construíram uma capelinha, sob a responsabilidade de Firmino Pereira Maia.

Os irmãos enviaram a Salvador o Sr. Amâncio para trocar umas moedas por uma imagem. Foi escolhida a de Senhor do Bonfim, e em homenagem a esta imagem deram à fazenda o nome de Arraial do Senhor do Bonfim.

Com a construção da antiga BR-4 (atual BR-116), em 1942, chegaram ao arraial uma grande quantidade de pessoas. Foram construídas, então, várias casas.

Por engano ou propositalmente, muitos dos materiais enviados para a construção da estrada foram enviados para outra cidade também chamada de Senhor do Bonfim (Bonfim de Vila Nova), situada no sertão baiano. Por este motivo, combinaram a mudança do nome para Macururé.

Origem do nome

A origem do nome Macururé é indígena: MACU = Peixe e RURE = maneira de pegá-lo (armadilha).

Formação Administrativa

Em 1938, Macururé se chamava Bonfim e era subordinado ao município de Santo Antônio de Glória (Glória)

Entre o quinquênio de 1939/1943, Bonfim passou a denominar-se Macururé.

Em 1962, Macururé foi emancipado através da Lei Estadual nº 1.754 de 27 de julho de 1962, Diário Oficial de 30 de julho de 1962.

A Terra do Bode

Diante da grande quantidade e comercialização (formal e informal) de caprinos, recentemente, o município passou a ser considerado “Terra do Bode”.
 Entrada da cidade

Outros dados

Hoje, o município ocupa uma área de 2.278,726 km², fazendo limite com os municípios de Chorrochó, Rodelas, Jeremoabo e Canudos.

São povoados do município de Macururé: Formosa, Salgado do Melão, Sansaité e São Francisco.

Segundo o IBGE, a população estimada é de 8.266 habitantes.

Assista o vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre a história de Macururé-BA.
Vídeo: Ponto de Cultura Núcleo Audiovisual de Macururé

 PARABÉNS MACURURÉ!!!!

Portal Formosa, o Portal do Sertão Baiano

0 comentários:

Postar um comentário