segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Cansanção comemora 60 anos de emancipação política

Cansanção comemora 60 anos de emancipação política

Neste domingo (12) Cansanção celebra 60 anos de “Emancipação Política” com muita festa.
As Festividades em comemoração ao aniversário da cidade tiveram início no dia 09 (Quinta-feira) com Feira Literária, apresentações culturais e Festival de Talentos, no sábado ocorreu o 1° Evento Evangelístico de Cansanção. Neste domingo (12), ocorrerá Encontro de Fanfarras e festa com Desejo de Menina, Cristiano Ramalho, Laerte Silva e Zack Mariano.
Foto reprodução
Histórico do Município
Na segunda metade do século XIX, instalou-se em terras pertencentes ao Município de Monte Santo um senhor de nome Luiz Buraqueira, dedicando-se à cultura de mandioca, milho e feijão, bem como à criação de gado bovino e outros. Organizou uma fazenda que denominou-se Cansanção.
A fertilidade do solo atraiu outros moradores e, em 1896, já possuindo 8 casas, serviu de pouso às tropas federais que, vindas de trem até Queimadas, destinavam-se a Monte Santo, onde foi instalado o Quartel General de combate aos jagunços de Antônio Conselheiro, em Canudos.
A localidade se desenvolveu rapidamente e, em 1919, já contava com 25 casas e uma capela construída naquele ano, dedicada à Senhora Santana, padroeira da cidade.
O topônimo Cansanção, decorre da existência em abundância na região, do arbusto assim denominado.
Distrito criado com a denominação de Cansanção, pela Lei Estadual nº 1332, de 30-07-1919, subordinado ao Município de Monte Santo.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Distrito de Cansanção, figura no Município de Monte Santo.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.
Elevado à categoria de município com a denominação de Cansanção, pela Lei Estadual nº 504, de 28-11-1952, desmembrado de Monte Santo. Sede no antigo Distrito de Cansanção. Constituído do distrito sede.
Pelo Acórdão do Superior Tribunal Federal, de 27-12-1954, representação nº 215, o Município de Cansanção é anulado, sendo seu território anexado ao Município de Monte Santo, como simples distrito.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o Distrito de Cansanção, figura no Município de Monte Santo.
Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Cansanção, pela Lei Estadual nº 1018, de 12-08-1958, desmembrado de Monte Santo finalmente Cansanção conseguiu sua emancipação.

0 comentários:

Postar um comentário