quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Campo Formoso-BA:História - Povoado de Pacuí

- História - Povoado de Pacuí
O povoado de Pacuí situa-se na margem esquerda do Rio Pacuí, afluente do Rio Salitre e subafluente do Rio São Francisco. As referências mais antigas sobre o início da povoação remontam ao século XVII, no período colonial, quando funcionavam na região fábricas de salitre. Nelas trabalhavam grande número de negros e índios sob regime de escravidão. Havia no Pacuí a Oficina Nossa Senhora da Encarnação do Rio Pacuí de propriedade da Coroa Portuguesa.
Os índios que habitavam o local fincaram suas aldeias à margem do rio, logo depois vieram os "brancos" para extraírem o salitre. Os primeiros habitantes da comunidade viviam do plantio de batata-doce, cana-de-açúcar e criação de animais. Depois vieram japoneses, atraídos pelas terras férteis e pela abundância de água implantaram a agricultura irrigada com plantio de melão, uvas, mangas, pinhas, tomate, cebola, pimentão, entre outros.
É provável que a origem do nome Pacuí venha de um peixe que existiu no rio nos tempos que os índios habitavam o local. De acordo com o Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa de Antonio Geraldo da Cunha, o nome Pacuí vem do tupi pa ku, pacui, pacuy. Do tupi paku‟i pa‟ku+-i pequeno. Pacu é nome comum de vários peixes da família dos caracídeos. O pacu, segundo é o gênero Characinus de Artedi e o subgênero Curimata de Cuvier. Seu corpo, semelhante ao da carpa, tem 40 a 60 centímetros de comprimento, e sua carne é apreciada, sendo o pacu-vermelho considerado o melhor.
A economia de Pacuí, diferente do período colonial não é mais voltada para a exploração mineral, e sim, para a agropecuária, destacando-se a agricultura irrigada e a criação de caprinos e ovinos. Pacuí se destaca por possuir um forte potencial para o turismo em função de suas grutas.
Pacuí localiza-se a 92 km da cidade de Campo Formoso, entre Lage dos Negros e Abreus. É lá onde nasce o Rio Pacuí, um belo rio de águas claras e mornas. O local onde nasce esse rio é um bonito vale cheio de coqueiros. É bastante conhecido e visitado por ter suas águas totalmente cristalinas e de temperatura agradável.
Situa-se na região semiárida do nordeste brasileiro. A precipitação média anual no local atinge 490 mm. A vegetação é de caatinga e o solo é raso, em muitos locais recobertos por uma camada de seixos residuais. A área está incluída na bacia de drenagem do rio Salitre. O Rio Pacuí representa o ponto de descarga de um aqüífero carbonático que contém várias cavernas.
A Toca da Boa Vista maior gruta do hemisfério sul, com mais de 100 km topografados, tem sua entrada principal nas coordenadas 10º09’45”S, 40º51’35”W, situa-se a leste de Lage dos Negros, ao lado da estrada que liga este distrito a Pacuí. A Toca da Barriguda, com 32 km topografados, segunda maior do Brasil (10º08’26”S, 40º51’08”W) situa-se cerca de 2 km adiante, próxima a esta mesma estrada. .

0 comentários:

Postar um comentário