sábado, 2 de fevereiro de 2019

Medidas do campo de futebol de Adustina está padrão minimo conforme regras..

Dimensões oficiais do campo de futebol de Adustina.
Comprimento: 96 metros.
Largura:46 metros
Na verdade, as medidas do campo para jogos internacionais definidas pela FIFA não são maiores, porém são mais rígidas, e foram obtidas a partir dos valores médios das medidas aceitas para jogos regionais. Veja a tabela a seguir:
Dimensões oficiais do campo de futebol
Jardas (yards)Metros (arredondado)Metros
Comprimento mínimo
100
90
91,44
Comprimento máximo
130
120
118,87
Largura mínima
50
45
45,72
Largura máxima
100
90
91,44
Dimensões oficiais do campo de futebol para jogos internacionais
Jardas (yards)Metros (arredondado)Metros
Comprimento mínimo
110
100
100,58
Comprimento máximo
120
110
109,72
Largura mínima
70
64
64,00
Largura máxima
80
75
73,15
Observe que a FIFA define as dimensões do campo em jardas (yards), medida de comprimento inglesa, e depois as converte para metros e arredonda o resultado. Na última coluna acrescentei o resultado da conversão sem arredondamento para mostrar a diferença.
Acontece que o futebol foi criado na Inglaterra, onde a jarda é unidade tradicional de comprimento. Entretanto, como a FIFA é entidade internacional, precisava estabelecer as dimensões também em metros, unidade de comprimento adotada pela maioria dos outros países filiados. Ao fazer isso a FIFA precisou converter as dimensões de jardas para metros e, naturalmente, arredondou o resultado para facilitar as medições.
Mas, voltando à questão inicial, como será que a FIFA calculou as dimensões do campo para jogos internacionais partindo das dimensões aceitas para jogos regionais? Veja:
Primeiro, a FIFA calculou a média entre as dimensões máximas e mínimas adotadas para comprimento e largura, em jardas:
Comprimento:  (100 + 130) : 2 = 115 jardas
Largura: (50 + 100) : 2 = 75 jardas
Aí, para obter as novas dimensões máximas e mínimas foi só somar ou subtrair 5 jardas dos valores obtidos:
Comprimento mínimo: 115 – 5 = 110 jardas
Comprimento máximo:  115 + 5 = 120 jardas
Largura mínima:  75 – 5 = 70 jardas
Largura máxima: 75 + 5 = 80 jardas               
O resultado também foi convertido para metros e arredondado. Veja a tabela acima.
Com isso foram obtidas dimensões máximas e mínimas mais próximas umas das outras, de modo a preservar uma relação de proporcionalidade mais rígida. Simples, não é?

Medidas do campo de futebol de Adustina.


















A Fifa (Federação Internacional de Futebol Association) também define quais as dimensões que o campo de jogo deve, obrigatoriamente, ter. O documento de referência é conhecido como, The Laws of the Game, (as regras do jogo) estabelecido pela Internacional Football Association Board, entidade fundada em 1886, com sede no Reino Unido, reconhecida pela Fifa como a guardiã das Regras do Jogo. Resumimos, a seguir, as regras mais importantes relativamente às dimensões dos campos de futebol em geral. Para conhecer as dimensões dos campos de futebol internacional, e como a FIFA chegou a elas, clique aqui.
O campo de jogo deve ser retangular e demarcado por linhas. As linhas que determinam a extensão ou o comprimento do campo são chamadas de laterais e a largura é determinada pela linhas de meta (ou seja, como o campo é retangular, as linhas laterais precisam ser, necessariamente, mais compridas do que as linhas de meta). Os limites máximos e mínimos são definidos pelo documento “As Regras do Jogo”, da seguinte forma:
Comprimento (linha lateral):
mínimo de 90 m
máximo de 120 m
Largura (linha de meta):
mínima de 45 m
máxima de 90 m
O campo deve ser dividido em duas metades iguais e o centro deve ser marcado com um ponto na metade da linha de meio-campo. As dimensões da Grande Área (área de Pênalti) e Pequena Área (Área de Meta) também têm valores fixos definidos.
A Área Penal é delimitada por duas linhas perpendiculares de 16,5 m, unidas por uma linha paralela à linha de meta. A Pequena Área, como o nome indica, é menor, e está contida na Área Penal. É delimitada por duas linhas perpendiculares de 5,5 m, unidas por uma linha paralela à linha de meta.

As traves, mais apropriadamente chamadas de metas, devem ser colocadas no centro de cada linha de meta e consistem de dois postes verticais encimados por um travessão.
A distância (horizontal) entre os dois postes deve ser de 7,32 m e a altura (vertical) definida em relação ao solo é de 2,44 m, de acordo com as Regras do Jogo, endossadas pela Fifa.
Pesquisa Inmetro
Na época do campeonato de 2006, o Inmetro realizou uma análise em nove estádios utilizados para os jogos da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro.
O resultado foi que todos os estádios apresentaram uma pequena diferença em alguma dimensão do campo (pelo menos 1%) entre o valor medido pelos técnicos e o valor oficial, estabelecido no documento de regras do jogo do futebol.
Além disso, oito estádios apresentaram também diferenças de 1 cm a 3 cm em uma das medições feitas na altura da trave (o que em parte foi creditado à irregularidades do terreno nos campos de futebol analisados).
A Fifa, entretanto, não estabelece, oficialmente, padrões de tolerância para as medidas (valores máximo e mínimo aceitáveis, em cada parâmetro).
Portanto, apesar das diferenças encontradas, o exame não apontou não-conformidades. Porém, informada dos resultados, a CBF se posicionou favorável a que correções fossem feitas no caso das marcações mais críticas, como linhas da Grande Área e dimensões das traves.
Leia o relatório completo da pesquisa em campos de futebol feita em 2006 no site do Inmetro.

0 comentários:

Postar um comentário