sexta-feira, 29 de março de 2019

Adustina -BA.V- Conferência Municipal de Saúde

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas
Na manhã de hoje(29) aconteceu a V- Conferencia Municipal de saúde, foram convidados a fazer parte da mesa, o Prefeito Municipal,Paulo Sérgio, A sr{ Cristina Ribeiro(Representante dos Conselheiros tutelares)Eugenio Santana(Sec. Saude) Vanicleide Andrade(Vice-Prefeita) e representante dos movimentos sociais, Manoel Batista(Representante de entidade e movimentos sociais, José Valter de Souza"Dr. Valter"(Representante dos trabalhadores em saúde) Antonio Marcos(Vereador) representante do legislativo municipa.
"Democracia e Saúde"
O prefeito Paulo Sergio, discursou na V- Conferência Municipal de Saúde, sendo a segunda realizada na sua gestão, falou das conquistas, durante os (02)dois anos e três meses de seu governo.
*Médicos plantonistas todos os dias da semana.
*Convocação dos aprovados em concurso público realizado no ano de 2015.
*Inauguração do PSF(SEDE) e compra de equipamentos no valor de trezentos mil reais R$ 300.000,00, emenda do deputado federal José Nunes, e complementação de emenda da Deputada Fátima Nunes.
* Renovação da frota de carros para atendimento à saúde, (03)Três ambulâncias 0 KM, e mais um veiculo 0 Km, e até o mês de maio chegará mais uma ambulância através do governo do estado.
* O prefeito afirmou ao agentes comunitários de saúde e agentes comunitários de combate a endemias, que vai enviar a câmara municipal o projeto do plano de carreira.
*Saúde bucal, dos munícipes, na gestão passada existia apenas um médico nos PSFs, na gestão atual, existe (03) Dentistas, e nos próximos dias, está sendo implantado o programa, com mais um(a) dentista, afirmou: o prefeito Paulo Sérgio.
O prefeito informou que até Junho, o município vai receber quinhentos mil reais R$ 500.000,00, fruto de mais uma emenda do deputado José Nunes(Fundo a Fundo)
 O prefeito informou aos munícipes, e usuários da saúde, qua a comunidade de assentamento Caimã, e localidades próximas, que o assentamento Caimã, vai ser contemplado com um posto de Saúde, até dezembro de 2019, a também vai implantar o 6º PSF, que será no assentamento caimã, afirmou:o prefeito Paulo Sérgio, que foi promessa de campanha.A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna
O secretario de Saúde Eugênio Santana, agradeceu a todos segmentos presentes na V- Conferência Municipal, e a 2ª organizada na sua gestão como secretario municipal, de saúde, e disse que tudo está perfeito, e bonito, foi fruto de muitos dias de trabalho da sua equipe.A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área internaA imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, multidão, mesa e área internaA imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas

Os participantes da V- Conferencia Municipal de Saúde, tiveram  o acompanhamento de uma profissional em praticas terapêuticas.
A acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições médicas orientais. Criada há mais de dois milênios, a acupuntura é um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo. Consiste na estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele – os chamados pontos de acupuntura.
A participação da comunidade na saúde é um direito de cidadania, garantido pela Constituição Federal. Essa discussão em conjunto se dá através das Conferências Municipais de Saúde. Tais mobilizações são fundamentais para a gestão analisar as demandas e prioridades locais e formular propostas. Na Lei nº 8142 de 28 de dezembro de 1990 estão previstas Conferências de Saúde, a cada quatro anos, e Etapas Municipais da Conferência Nacional, que devem acontecer, obrigatoriamente, no terceiro ano do governo municipal.
Este ano Brasília vai sediar a 16ª Conferência Nacional de Saúde, entre os dias 4 e 7 de agosto. Com o tema principal “Democracia e Saúde”, os eixos temáticos são: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do SUS e Financiamento. As Etapas Municipais devem acontecer antes desse evento, até 15 de abril. Para a etapa municipal ter maior êxito, os gestores devem garantir a ampla participação popular, a fim de pautar as reais demandas e coletar sugestões para a discussão a nível nacional.
A secretaria de saúde elaborou o guia de “Participação da Comunidade na Saúde:  e a defesa do SUS nas Conferências Municipais de Saúde” que sugere em detalhes quais ações podem ser tomadas para que a experiência com a comunidade seja de sucesso, tais como: definir e divulgar previamente data e local do evento, definir temas e eixos temáticos, orçamento disponível na cidade para realizar a Etapa Municipal, etc.
Em período de transição nos governos estaduais e Federal, é de suma importância que as Etapas Municipais elaborem um diagnóstico detalhado sobre a situação da saúde pública naquela localidade. Além disso, é nesse encontro que são eleitos os delegados que participarão das conferências, municipal, estadual e nacional. Como bem destacou o palestrante.
  a Conferência Municipal quanto a Etapa Municipal da Conferência Nacional, são muito importantes por fortalecerem a participação popular. Além disso, é fundamental que o Conselho Municipal de Saúde faça, de fato, seu papel de conselho já que esse é um espaço de política pública e não partidário”.
A secretaria de saúde e conselho municipal de saúde se reunirão nos próximos dias para reunião mensal.
 O encontro também é uma oportunidade do gestor tratar de temas de interesse locais, como é o caso de Adustina. “Por contar com uma área de produção agrícola que faz uso de agrotóxicos, acho importante que essa temática seja abordada no encontro para que a gente consiga integrar Vigilância em Saúde com a Atenção Básica e, assim, garantir melhor qualidade no atendimento a esse público”, finaliza.
Postado por Jailson Rodrigues do Nascimento.
blog.www.adustinaadsa.com.

0 comentários:

Postar um comentário