segunda-feira, 18 de março de 2019

Dom Guido “Pelo batismo não nos tornamos só cristãos, mais Jesus Cristo”

18 de março de 2019 - 10:43 - Postado por Ivone Lima/Reprodução:www.adustinaadsa.com

Dom Guido “Pelo batismo não nos tornamos só cristãos, mais Jesus Cristo”

 
Equipe de liturgia para a 2ª noite da festa de São José, paróquia de Nossa Senhora de Fátima.
A 2ª noite do Tríduo a São José, na comunidade da Rua Riachuelo, neste domingo 17, foi presidido pelo bispo dom Guido Zendron, com a participação do Terço dos Homens da São Francisco, das comunidades Santo Expedito e Santa Luzia.
Falando especificamente sobre a missão do batizado, tema escolhido para a festa deste ano, dom Guido usou o exemplo de Abrão e José, trazidos nas leituras da noite.
“José teve a preocupação que Maria não fosse descoberta e apedrejada, mas ele não conseguiu acolhê-la. O fato nos diz que nós somos chamados a acolher as pessoas assim como elas são; que a vontade de Deus nos ajuda a ir ao encontro das pessoas não com uma pretensão, mas nos doando para que a graça de Deus possa converter se Ele quiser aquela pessoa.”
Dom Guido exemplificou: “Se olharmos os encontros de Jesus nos Evangelhos veremos que Ele não impõe condições: acolhe a adúltera, Zaqueu, a samaritana, os apóstolos … Sempre Jesus parte daquilo que a pessoa é, e depois Ele diz “Se não queres perder a amizade comigo, segue-me.”
Dom Guido segue refletindo que “a segunda etapa” é mais complicada para todos. “José precisou do anjo, e nós do batismo. Sem o batismo temos aquilo que é conhecido por “religião natural” que é o nosso esforço, mas que não nos coloca em movimento segundo a graça de Deus, por isso São Paulo, na Segunda Leitura, tem aquela breve palavra que é fundamental “Nós, porém somos cidadãos do céu”. Esse “porém” é importantíssimo, pois com o batismo a graça de Deus entra em nossa vida. Santo Agostinho explicou: “Meus irmãos e minhas irmãs, pelo batismo não nos tornamos só cristãos, mais Jesus Cristo” isso não é uma invenção, não é um modo de dizer, nós somos Jesus Cristo não porque fazemos milagres, mas pela humanidade nova. Por isso batizados e enviados. ”

 

Pascom.

0 comentários:

Postar um comentário